Zarattini é reeleito vice-presidente do grupo parlamentar Brasil-Itália



O estreitamento das relações culturais, comerciais e políticas entre brasileiros e italianos é o principal objetivo do deputado Carlos Zarattini (PT/SP) reeleito nesta quarta-feira (20), em Brasília, vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália.

O deputado paulista, descendente de italiano, destacou a pressão sofrida pela Itália, no âmbito da União Europeia, para aumentar as restrições à entrada legal dos brasileiros no continente. Atualmente, 73 mil brasileiros residem somente em território italiano. “É fundamental que o grupo mantenha um diálogo estreito e permanente com o Parlamento italiano para evitarmos que a lei atual seja alterada, o que criará enormes dificuldades para os brasileiros descendentes de italianos”, advertiu Zarattini.

O grupo parlamentar Brasil-Itália foi criado em 1979 na Câmara dos Deputados. A previsão é que haja 60 milhões de descendentes de italianos no mundo e que a metade viva no Brasil. “Há uma imensa comunidade de descendentes italianos vivendo no nosso país e a nossa prioridade será intensificar a troca de informações e experiências em relação às políticas públicas”, destacou Zarattini.