Mesmo sob chuva, Festival Lula Livre reúne milhares em São Paulo



O Festival Lula Livre, que ocorre neste domingo (2), já reúne mais de 50 mil pessoas na cidade de São Paulo. Apesar de estar mais de um ano preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua recebendo solidariedade pela condenação sem provas no processo do triplex em Guarujá (SP), para ser tirado da eleição de 2018 por ter uma contrária aos interesses dos Estados Unidos, país que, junto com setores da direita brasileira e do Judiciário, ajudou a arquitetar o golpe conta Dilam Rousseff em 2016 e a prisão de Lula para explorar o pré-sal.

A sentença de Lula foi questionada por várias juristas brasileiros. A solidariedade ao ex-presidente ultrapassou as fronteiras brasileiras, ocorrendo em países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, México, Chile e Uruguai. Também foi criado o Comitê Lula Livre em Israel.

Mesmo depois de um ano preso, Lula foi apontado como o melhor presidente da história por 48% em pesquisa Vox Pupuli-CUT, divulgada no dia 10 de abril. O segundo colocado, com 18%, é “nenhum” (respostas espontâneas). 

O ex-presidente foi acusado de ter recebido um apartamento da OAS como propina em troca de contratos entre a Petrobras e a empreiteira. Mas o próprio Ministério Público Federal (MPF-PR) admitiu a falta de “prova cabal” de que Lula era o proprietário do triplex. 

Assista à cobertura do festival pela TV 247:

Fonte: Brasil 247